A história por detrás da Livraria Lello
Apenas a uma caminhada de 3 minutos do Hotel Moon & Sun Porto, encontra-se a Livraria Lello, um espaço reconhecido internacionalmente pela sua arquitetura extraordinária e que carrega mais de um século de histórias encantadoras.
A abertura da livraria remonta a 1869, quando Ernesto Chardron rumou à cidade do Porto. Após ganhar a lotaria, o editor francês inaugurou a Livraria Internacional de seu nome, dedicada às primeiras publicações das grandes obras dos autores de relevo da literatura portuguesa. No entanto, só em 1881 é que José Pinto de Sousa Lello dedicou este estabelecimento exclusivamente ao comércio e edição de livros, juntamente com espaço de galeria de arte e tertúlia, causando assim um grande impacto no meio cultural da cidade invicta.
Até aos dias de hoje, a Livraria Lello é um dos mais emblemáticos edifícios do neogótico portuense. O espaço destaca-se na paisagem urbana pelas suas janelas representativas da Arte e Ciência, pintadas pelo artista belga Joseph Bielmann, pelos bustos de diversos autores nacionais esculpidos por Romão Júnior, pelo grande vitral da claraboia com a divisa “Dignidade no Trabalho” (da autoria do artista holandês Van Krieken) e ainda pela enorme escadaria no seu centro.
Na sua visita ao Moon & Sun Porto, não perca a oportunidade de conhecer aprofundadamente este monumento internacional.